19/12/2018 - 06:59

COMO ECONOMIZAR NAS COMPRAS DE NATAL?

Chegou o mês de dezembro trazendo o Natal, uma das épocas mais esperadas pelo segmento varejista no Brasil. É o momento que comerciantes vivem a expectativa de aumentar receita para fechar o ano com chave de ouro.

De acordo com estudo do SPC e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, aproximadamente 110 milhões de pessoas devem ir às compras neste fim de ano. O estudo prevê ainda um gasto médio de R$ 116,00 e uma compra de quatro a cinco presentes por pessoa.

A época é um convite quase irresistível para presentear os amigos e familiares. Entretanto, em meio a tantas ofertas, muitas pessoas acabam gastando além do limite, abusando dos famosos parcelamentos e cartões de crédito.

E o exagero nas compras pode comprometer o seu orçamento, fazendo com que você entre o ano com as contas no vermelho.

Pensando nisso, preparamos dicas bem legais para você aproveitar as ofertas sem sofrimento para o seu bolso. Confira:

 

ESTABELEÇA UM LIMITE DE GASTOS

 

É essencial planejarmos os nossos passos em vários aspectos da nossa vida. E com as finanças não pode ser diferente. Por isso, antes de ir fazer as compras, não deixe de definir quanto você pode gastar.

Os especialistas recomendam que deve ser reservado 30% do seu orçamento para os presentes do final do ano, com o objetivo de não comprometer as despesas fixas e gastos essenciais.

 

ESCOLHA QUEM PRESENTEAR

 

Pode ser um tanto quanto cruel escolher dar o presente para essa ou aquela pessoa. Porém, o seu orçamento é limitado e você terá que fazer esta opção.

Neste contexto, a dica é fazer uma prévia lista que quais serão os agraciados neste natal, inclusive, estabelecendo limites de preço e priorizando aqueles que são mais próximos.

 

FAÇA AS COMPRAS COM ANTECEDÊNCIA

 

Deixar para ir atrás dos presentes na última hora é um grande erro. Além de evitar achar produtos com preços maiores, comprar com antecedência possibilita ter acesso a um estoque mais variado de produtos.

Além disso, você fica livre dos já tradicionais congestionamentos de de fim de ano, ganhando mais tempo em meio a correria que é comum neste período.

 

 

FIQUE DE OLHO NAS OFERTAS

 

Planejar com antecedência também permite ficar atento as promoções do período. Campanhas especiais como Black Friday viabilizam condições de compras bem interessantes para seu bolso.

Neste contexto, é válido usar a lista de presentes montada previamente, comparar valores e ver quais produtos podem ser adquiridos anteriormente.

 

TENTE PAGAR À VISTA

 

Tente evitar usar cartões de créditos e parcelar suas compras muitas vezes. Desta forma, você prolonga as despesas com festas de fim de ano por mais tempo.

Além disso, é sempre bom lembrar que, logo após as festas, chegam as já tradicionais contas de janeiro, como IPTU e IPVA, e misturá-las com dívidas feitas no natal pode ser um grande erro.

E você? Quer saber um pouco mais sobre a importância de fazer uma boa gestão dos seus recursos financeiros? Entre em contato com a gente pelo link.

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Email this to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest
COMENTE NOSSA PUBLICAÇÃO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *