
Qual o custo de um colaborador?
Para o pequeno empresário uma das primeiras dúvidas no momento de contratar é: Qual o custo de um colaborador?
Bem, a resposta a esta pergunta dependerá essencialmente do enquadramento tributário (Simples Nacional ou Lucro Presumido, por exemplo) e da atividade exercida, e ainda deverá ser em conta as conquistas sindicais da região.
No Brasil os encargos trabalhistas e previdenciários pesam e muito no caixa da empresa, principalmente se levarmos em conta que o retorno, em forma de serviços públicos à empresa e aos trabalhadores acontece de forma ineficiente. Não obstante, benefícios como Vale Transporte (obrigatório), alimentação, plano de saúde, etc, que tornam as empresas mais atrativas aos colaboradores levarão em conta respectivamente, a distância da moradia do trabalhador, a região que a empresa está localizada e a idade dos trabalhadores.
O peso dos benefícios é considerável e para uma determinada classe poderá ser superior a 50%.
Abaixo uma tabela exemplificativa, pois regra geral podemos chegar a um número bem próximo, vejamos:
* Fatores como aviso prévio, multas rescisórias, descanso semanal remunerado, auxilios e afastamentos não foram considerados
* Empresas prestadoras de serviços optantes pelo Simples Nacional e enquadradas nos Anexos IV, V, VI possuem alíquotas mas elevadas e ainda contribuem para previdência social. Este enquadramento merece atenção especial.